Menu Navegação

Quem sou eu

Minha foto
Durante 25 anos apoiei a formação de equipes e líderes, bem como busquei ser uma pessoa melhor, respeitando meus valores e mantendo um posicionamento ético diante da vida. Neste momento me entrego à minha missão de vida. A vivência adquirida até aqui me levou à uma visão crítica da maturidade dos ambientes corporativos em pequenas, médias e grandes empresas, bem como dos comportamentos que possibilitam estratégias eficazes para alcance de resultados e formação de equipes altamente produtivas e colaborativas. Minha busca é para que as pessoas busquem seu empoderamento e tenham as rédeas da própria vida nas mãos, perseguindo a felicidade como sua principal meta. Esta formação se dará através de consultorias e treinamentos comportamentais, workshops, palestras motivacionais e personal e/ou professional coaching.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Carreira - Você tem autoconhecimento?

Começo hoje uma nova série. Vamos falar de vários aspectos que envolvem CARREIRA.

Em tempos de crise e de discussões sobre o modelo de trabalho, a recolocação e perfis profissionais requeridos, verifiquei que posso contribuir com o meu olhar sobre alguns pontos que se tornam críticos e diferenciais nestes momentos.

Hoje são tantos caminhos e tantas opções que as pessoas também deixam de olhar para todos os lados e algumas esquecem que podem ter mais de uma. Por que não?!

As carreiras não estão apenas nos ambientes corporativos. Lá elas são mais estruturadas, mas é preciso que você reconheça as opções que tem, incluindo as carreiras liberais e de assistencialismo. O terceiro setor está aí e já emprega, você sabia?!
=====================================================
Autoconhecimento

A primeira questão que levo às pessoas que me pedem sugestão sobre a carreira ou mudança nela, é se elas possuem autoconhecimento. Se elas gostam do que fazem? ou o que não gostam, ou o que gostaria de fazer? Se elas sabem quais são as suas características comportamentais e de relacionamento e se elas acreditam que são diferenciais?
A maioria fica minutos para responder. Sabe por que? As pessoas não param para fazer esta auto-análise. Descobrem-se indecisas para o primeiro trabalho e frustradas quando a carreira não deslancha ou não se sentem motivadas por aquela que está em curso.

A carreira, na maior parte das vezes veio pelas imposições familiares, por acidente (a oportunidade caiu no colo) e não necessariamente buscada por estas aptidões ou por um foco que se tenha decidido dar. O resultado é que quando as pessoas se deixam levar por uma carreira, salvo se a pessoa acorda no meio e redireciona o caminho, o crescimento profissional demora muito mais pra acontecer e daí a frustração é certa.

Em tempos de redução no número de vagas disponíveis no mercado de trabalho, formatos de trabalho, e onde há tanta concorrência, essa questão é de extrema importância. Não subestime a relevância. 

As características ou aptidões para o relacionamento tem muito mais peso do que as técnicas. Você lidará muito mais com questões humanas do que técnicas. Mas alguns dirão: "Eu trabalho com tecnologia e não tenho que me preocupar com isso". Ledo engano. Como profissional da área lhe afirmo: Muitos de nós teremos que traduzir o tecniquês para que todos entendam, sob o risco de termos um boicote com um determinado projeto ou nova ferramenta. Quanto mais as pessoas entenderem o quanto estão envolvidas e o que é esperado delas em tempo de projeto, mas defenderá o novo. No entanto, se elas não forem envolvidas e sensibilizadas para o que trazemos, não terão qualquer compreensão sobre o papel dela. 

Exemplo: Se uma pessoa está numa carreira onde a sua habilidade de comunicação/negociação é exigida (e a maioria delas exigirá isso em maior ou menor grau) e ela não tem esta característica natural na personalidade, a probabilidade é que assuma muito mais responsabilidades do que tenha condição de entregar ou sofra para cumprir entregas que não são suas. Se ainda, sabendo disso, ela não busca esta competência através de cursos ou ferramentas que lhe possibilitem este despertar, então ela não escolheu um caminho. Sua carreira está a deriva e daí tudo será ainda mais difícil. Há também uma alta probabilidade de que esta pessoa seja desligada por desempenho, porque aceita tudo  mas não entrega com qualidade ou porque não entrega nada. 

Existem vários formas de você buscar este auto-conhecimento. Vou citar duas(mas existem muitas mais):

Teste para Avaliação de Comportamento - O objetivo deste teste é levar ao entendimento de como a pessoa reage às situações em que está inserido. Minha recomendação é que o faça com profissionais certificados e não por testes gratuitos. Pequenos desvios por falta de metodologia podem levar a um resultado parcial de comportamento. O teste dará um entendimento sobre o comportamento atual.   Busque um profissional certificado para aplicação do teste. Sugiro o "DISC" (aspectos que serão analisados: Dominância/Influência/Estabilidade/Conformidade). O teste é o início de um caminho. Para mudar características que a pessoa perceba necessárias hà um longo percurso a percorrer. Mudar hábitos ou posturas é um exercício diário e difícil, mas muito necessário se quiser manter-se com grau de empregabilidade.

Coaching Profissional - O coaching é reconhecido mundialmente como uma ferramenta poderosa para o auto-conhecimento. Sessões individuais podem ajudar a ter entendimento sobre estas questões e direcionar a esta descoberta. Sessões em grupo poderão possibilitar a troca de experiência com aqueles que estão na mesma busca. Procure um profissional certificado ou uma instituição de sua confiança e agende uma entrevista. Geralmente os profissionais não cobram pela entrevista. Avaliar este caminho pode ser libertador. Pessoalmente o considero o melhor.

Após iniciar este caminho tenho certeza tudo ficará bem mais claro e a carreira tenderá a deslanchar naturalmente e com muito mais velocidade!




O sintoma que determinará se está tudo bem, é que a pessoa estará feliz, realizada por suas escolhas, sejam elas quais forem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião